Áreas de risco

Manchas de Inundação

Simulação das Manchas de Inundação - Lages, SC

 

Este documento, elaborado pela FRACTAL Engenharia e entregue a esta Coordenadoria em 2019, tem por objetivo ratificar a curva-chave na estação de monitoramento e permitir a simulação dos hidrogramas provenientes do modelo hidrológio SPEHC, para zoneamento das áreas de alagamento do município de Lages. Ele é parte integrante do Estudo para Elaboração do Plano de Monitoramento Hidrológico do Estado de Santa Catarina, conforme contrato firmado com a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC). (FRACTAL ENGENHARIA, 2018)

Conforme Fractal Engenharia (2018), o objetivo do estudo foi apresentar a metodologia utilizada na elaboração do modelo hidráulico para a região da malha urbana de Lages, SC. O modelo foi criado no software HEC-RAS com base em dados de seções topobatimétricas e modelo digital de terreno fornecido pela SDC/SC. 

As manchas de inundação para as vazões de referência, com seus respectivos tempos de retorno, estão anexas a este texto, apresentadas em formato KMZ. Para acesso dos arquivos em formato shapefile, entrar em contato com esta Coordenadoria.

 

FRACTAL ENGENHARIA (Florianópolis, SC). Memória de Cálculo: Simulação das Manchas de Inundação - Lages, SC, 2018.

Defesa Civil 199 Defesa Civil 199