Estudo elaborado pela Universidade do Estado de Santa Catarina para a Prefeitura do Município de Lages que teve como objetivo o desenvolvimento de ações técnico-científicas investigativas conjuntas que subsidiem as ações do poder público no cumprimento de suas atribuições na área de Proteção e Defesa CIvil, de interface ou suporte a outras pastas públicas e propiciem a tomada de decisões. O estudo foi composto por 7 outras partes, sendo elas:
Relatório Técnico sobre as concepções adotadas para realizar os estudos de viabilidade de obras ou medidas estruturais que venham ao encontro da prevenção e mitigação de inundações, em especial nos trechos hídricos dos rios Carahá e Caveiras, que compõem a área setorizada SC LA SR 03 CPRM.
Relatório contendo os fatores físicos que contribuem para a ocorrência de inundações na área objeto do projeto, sendo consituído de investigações hidrológicas a respeito dos eventos que provocam inundações na respectiva área.
Elaboração de estudo com a finalidade de realizar o levantamento topo batimétrico do rio Caveiras, como meio de suporte à modelagem hidrodinâmica.
Elaboração de estudo com a finalidade de realizar simulações hidrodinâmicas mediante a formulação de três cenários: Cenário de barragem de controle montante no Alto Caveiras; Cenário de extravasor a jusante do Morro Grande; e Canário de reservatório de retenção do Rio Passo Fundo.
Os estudos contendo o levantamento dos impactos ambientais decorrentes das possíveis obras ou medidas estruturais que os estudos hidrológico, hidrodinâmico e geológico apontarem frente aos cenários investigados.
Sondagens preliminares contêm o levantamento geofísico ao longo de um canal extravasor idealizado a jusante da área objeto deste estudo, e que compõe um dos cenários a serem analisados.
O Geoprecessamento é uma etapa de apoio às demais etapas, uma vez que o problema das inundações n área objeto deste contrato se caracteriza como um problema de natureza espacial.